PASTORAIS

Ação Pastoral e movimentos.

Uma paróquia matém dentro de seu âmbito uma série de pastorais e movimentos nos quais os leigos colocam em ação seu mais diversos dons em favor da unidade e da diversidade paroquial. As pastorais atigem os mais diversos sensos e idades. Assim temos uma diversidade de pastorais nas quais todo e qualquer membro batizado pode exercer seu apostolado. Mediante está ação a igreja procura exercer seu papel de anunciar o evangelho e proclamar a boa nova do Senhor. 

 Pastoral ou movimento?

É preciso distinguir a diferença existente entre Pastoral e Movimento.

Pastoral: é serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja. Não se resume em grupo de pessoas, mas em ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica. Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos são importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos, estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão em Cristo.
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.  Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”. E as pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.  Todos os membros das pastorais são voluntários. E não é preciso ser católico para participar, já que as pastorais são ecumênicas.
Existe a pastoral da criança, da saúde, da educação, da juventude, da comunicação, da sobriedade, do menor,  da liturgia, da catequese, a pastoral familiar, carcerária e muitas outras. Em todas essas pastorais existem pessoas com formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem.  São coordenadas pela Arquidiocese que promove regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho

Movimento: os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal  dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese.

(Fonte: Diocese de Taubaté. com adaptações)
Coroinhas e Acólitos -Antigamente, nas celebrações eucarísticas, pegavam-se os meninos que participavam do coro musical da igreja para auxiliarem o celebrante nos rituais litúrgicos, assim deu-se a origem do nome coroinha (do latim pueri chori, "menino do coro").
        Atualmente, em nossa Paróquia, há aproximadamente 40 coroinhas, que prestam serviços litúrgicos no altar, auxiliando o celebrante nas missas. São meninos e meninas de 09 a 12 anos que submetem a participarem de um curso de formação no período de dois meses, com aulas teóricas e práticas.
        Os coroinhas têm como padroeiro vários santos, mas o mais conhecido pela sua história é são Tarcísio. Ele era acólito da igreja primitiva. Devido à perseguição dos cristãos, muitos estavam presos, então Tarcísio se ofereceu para levar a eucaristia aos prisioneiros, pois ele dizia que estava pronto para esta missão. No caminho, ele foi surpreendido pelos guardas e as demais pessoas que não eram cristãs, mas com seu grande amor à eucaristia negou entregá-la aos pagãos; foi espancado até a morte, mas não largou a eucaristia. São Tarcísio se tornou mártir da igreja católica e o padroeiro mais venerado pelas pastorais dos coroinhas.

Os acólitos são os adolescentes, a partir dos 14 anos, que têm como função principal auxiliar o sacerdote nos livros e celebrações de rituais litúrgicos (celebração da missa e rituais sacramentais).
        Em nossa paróquia os acólitos submetem a um curso de formação de dois meses com aulas teóricas (aulas básicas do início da Igreja Católica, perseguição aos cristãos, inquisição da Igreja, protestantismo, vocações religiosas, sacramentos…) e aulas práticas, que aprendem como servir no altar, auxiliando o diácono e o sacerdote nos rituais litúrgicos.
 

Apostolado da Oração Tem a missão de orar. Orar por toda a Igreja, orar pelos mais necessitados e esquecidos, pelos sacerdotes, por todas as pastorais, movimentos, grupos, congregações, orar incansavelmente e de maneira especial, em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus. Um coração que tanto ama os homens, e em troca recebe deles espinhos, ingratidão, indiferença e frieza, como disse o próprio Jesus  a Santa Margarida

Pastoral do dizímo - Dízimo é um ato de fé, de compromisso, de gratidão e de reconhecimento a Deus pelo que Ele é e pelo quepor nós. Ao oferecer o Dízimo o cristão expressa a sua convicção de pertença a Deus, tanto de simesmo como de tudo o que possui. Antes, portanto, de ser partilha o Dízimo é ação de graças. fez e faz
É importante saber que, por intermédio do Dízimo, o cristão reconhece que deve devolver, retribuir a Deusparte dos bens que lhe são dados pelo mesmo Deus. Ao conseguirmos algo, é porque Deus quer e permite. Essa atitude deve levar cada um de nós a conscientização de que fazemos parte de uma comunidadepela qual cada um de nós é responsável. uma
Evangelizar é dever de todo cristão e é uma tarefa árdua, ampla e difícil, que deve ser feita com muito amor. O Dízimo possibilita esta evangelização.
Quando você vem à Igreja participar da Santa Missa, percebe que tudo que existe aqui é para o seu própriobem. Você encontra tudo que é necessário para uma boa celebração. Você entra e senta nos bancos, está tudo limpo; olha para o altar, velas acessas e flores. Olha para cima, a luz está iluminando, o sistema de som não percebe que alguém está contribuindo para que isto aconteça. Não podemos esquecer, ainda, a compra de materiais e utensílios litúrgicos (hóstias, cálices, cibórios, folhetos litúrgicos, etc.), a conta de água, telefone, material para a secretaria, salário do padre e dos funcionários, manutenção da igreja, despesas pastorais, com a formação, com a manutenção dos locais de reunião, da casa paroquial, despesascom a promoção humana e social, etc. Para atender todas estas necessidades e outras aqui não mencionadas a paróquia necessita do Dízimo de todos. funcionando, e de
Dízimo e oferta não são a mesma coisa --> DÍZIMO é um compromisso assumido com a comunidade; é umdireito e um dever que leva a uma contribuição regular e estável através da qual a paróquia se mantém. A OFERTA, por sua vez, é um gesto espontâneo, dado quando possível e sem a necessidade de uma quantiaestável. Ambos – dízimo e oferta – se complementam e são a base de sustentação de uma comunidade organizada e evangelizadora.
Embora a palavra Dízimo tenha o significado de décima parte, ou dez por cento, cada pessoa deve livremente definir, segundo os impulsos de seu coração, qual seja o percentual de seus ganhos que deve destinar ao dízimo a ser entregue para a sua paróquia.
A responsabilidade pela organização do Dízimo cabe a Pastoral do Dízimo. Para que haja uma boa organização, é necessária muita evangelização.
A Equipe da Pastoral do Dízimo tem esta missão: conscientizar os paroquianos sobre sua responsabilidadepara com a comunidade onde vivem e da qual fazem parte.

Pastoral do Batismo - A Pastoral do Batismo, citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados.
A missão de todo cristão batizado é celebrar o Mistério Pascal (ou seja, a participação nas missas dominicais e festas de preceitos), denunciar todo tipo de injustiça, violência e exclusão, discriminação e falta de bom senso cristão, e anunciar a boa-nova (o evangelho de Jesus Cristo que está na Bíblia), de uma maneira concreta e realista, ou seja, viver as atitudes de Jesus para com os seus familiares, parentes, amigos, conhecidos e até desconhecidos.
Durante a fase da infância e da adolescência desses novos cristãos batizados, os pais e padrinhos devem dar a eles o exemplo e o testemunho de uma pessoa orante, caridosa, cumpridora de seus deveres civis e religiosos e mostrando um Deus bondoso, alegre, misericordioso que quer compartilhar conosco as nossas alegrias e tristezas. 

Pastoral da catequese - A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizamos encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã e à mãe Terra .

"A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CIC 5).

"Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização" (DGC 64).

Como processo permanente de educação da fé, visa o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação

 MECE - Os ministros extraordinários da eucaristia são escolhidos na sua comunidade paroquial são leigos responsáveis e comprometidos, devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação liturgica e que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro, exercendo tal ministério com competência e seriedade. No fim da formação, são admitidos pelo Bispo às funções para as quais foram escolhidos.. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado. Existe uma escala fixa para participação dos ministros em todas as missas. Para as grandes celebrações, todos são convocados a estarem presentes e à disposição para as diversas atividades dentro da celebração.